sábado, 22 de setembro de 2012

Básicos da Roda de Cores



Termos 
Alguns termos úteis que você deve se familiarizar.
Matiz – Uma cor pura; a cor em si (vermelho, amarelo, azul, etc).
Intensidade – Refere-se à brilhosidade de uma cor. Para diminuir a intensidade de uma cor (embotar), adicione uma pequena quantidade de sua cor complementar; sua cor oposta (mais sobre complementares depois). Por exemplo, para embotar o vermelho, adicione um pouco de verde. Se forem misturadas quantidades iguais de vermelho e verde, a cor se torna marrom, e não um vermelho embotado.
Valor – Refere-se à luminosidade ou escuridão de uma cor. Por exemplo, para iluminar uma cor, adicione branco.
Cores Primárias – Vermelho, amarelo e azul. Essas são as cores básicas que se misturam e fazem todas as outras cores da roda de cores. Por exemplo, se você misturar vermelho e amarelo, você consegue a cor secundária laranja. Misture vermelho e azul, você consegue roxo. Misture Azul e amarelo, você consegue o verde. E daí você pode criar cores terciárias como a turquesa (uma cor azul verde) ou fúcsia (uma cor vermelho roxo).
Cores Secundárias – Laranja, violeta e verde. Elas são feitas da mistura das cores primárias, como explicado acima.
Cores Terciárias – Cores feitas da mistura de uma cor primária e uma secundária.
Cores Neutras – Quando quantidades iguais de cores são usadas, um cinza ou marrom neutro é feito.

Usando as Cores
Cores adjacentes umas às outras são chamadas de Cores Análogas. Essas cores estão lado a lado na roda de cores, como o vermelho e laranja, verde e amarelo, verde e azul, azul e roxo, etc.
Então, qual você deve usar? Qualquer uma das duas pode ser usada, porém as pessoas preferem usar RGB mais do que CMY, em geral. Se você está interessado em publicar seu trabalho, você terá de usar CMYK (ciano, magenta, amarelo e a chave, em inglês, faça uma pesquisa no Google) que é a usada pelas impressoras.
Dicas
1. Quando usar uma cor, você precisa considerar as outras também. Por exemplo, se você usar um fundo branco, como a roda de cores da direita, as cores da roda vão parecer mais brilhosas, ao contrário da roda com o fundo preto, que parecem mais escuras. As cores pegam o “efeito” das cores que as estão cercando!
2. Quando você cria um personagem, sua escolha de cores vai fazer o personagem parecer bom ou mau. Caras bons geralmente tem cores mais “claras” em oposição aos caras maus que têm cores mais “escuras”. Isso não significa que todos os seus personagens bons terão de ser “clarinhos” — o que significaria, por exemplo, que se um cara bom tem uma camisa azul, então um cara mau teria uma camisa também azul, mas num tom mais escuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário