terça-feira, 25 de setembro de 2012


Lembrando que: a largura dos ombros pode variar conforme for o tipo físico do personagem, um personagem forte terá ombros largos um personagem mais magro ou mais fraco terá os ombros mais estreitos, nas mulheres não fica legal “bombar” elas demais, mesmo que sua personagem feminina seja muito forte é mais interessante você definir bem a musculatura dela do que colocar ombros enormes.



O esqueleto humano possui muitos ossos, é importante conhecer todos eles?

Sim é importante, mas isso depende de qual estilo de mangá você está fazendo, mas o importante neste caso é simplificar os ossos, os ossos são à base da visão virtual, enxergando apenas as linhas simples do esqueleto humano (ou de algum animal também) você consegue saber a proporção do corpo todo, calma eu ainda não expliquei o tamanho de cada membro e etc. Eu irei explicar isso na segunda parte do estudo onde iremos falar de cada parte separada do corpo.



Neste exemplo você pode perceber que quando aumentamos os números das cabeças nos desenhos nos alteramos a altura do personagem, a base seria a de oito cabeças que seria uma pessoa de mais ou menos 1,75cm a 1,80cm partindo dessa base podemos aumentar ou diminuir a altura e a proporção do corpo do personagem.




Gostaria que você fizessem esse exercício de releitura, tentem copiar este desenho (num valer imprimir e colocar a folha por cima ¬¬), a releitura é muito usada para aprender a desenhar, mas diferente de simplesmente copiar você deve estudar o desenho ver cada detalhe dele, tente usar bem a proporção dividir os espaços das cabeças o mais correto possível.

Daqui pra frente vocês irão fazer muita releitura, mas lembre-se de fazer os desenhos o mais simples possível neste momento.

Por enquanto é isso, vou repetir, se preocupem apenas em observar e entender, não se preocupem com musculatura movimentação e etc. Observem os desenhos com a visão virtual, tentem transformar tudo que vocês enxergam em formas mais simples.

Um comentário: