terça-feira, 25 de setembro de 2012

ligação braço/antebraço tem o movimento limitado em 180º mais ou menos (depende do quão contorcionista é a pessoa), o resto dos movimentos do braço dependem do ombro.


O ombro tem vários movimentos, mas vou resumir eles em apenas dois o de elevação, e de rotação.



Ambos os movimentos devem ser estudados, o ombro tem uma gama de movimentos, observe seu ombro agora e perceba o quanto ele pode se movimentar e quantos músculos acompanham seu movimento.



Por exemplo no movimento de elevação, os músculos das costas e peito são influenciados pelo movimento.



No exemplo acima temos alguns movimentos do ombro perceba que como em um compasso precisamos de dois pontos para desenhar seu movimento, geralmente se você for desenhar um pessoa que tenha a medida de 8 cabeças de altura (vide as matérias anteriores elas falam sobre esse tipo de medida) o úmero (osso do braço) começaria no ligamento do ombro e terminaria próximo ao umbigo do personagem como na imagem.



É importante saber também que quando o ombro sobe ele pode (ou não) se esticar um pouco distorcendo assim o circulo de movimentação do braço.



O ombro pode se encolher e se estica, isso complica um pouco na hora de desenhar personagens definidos por isso estude muito sobre usando referências.


Nenhum comentário:

Postar um comentário