terça-feira, 25 de setembro de 2012

Primeiro exemplo.




Neste exemplo eu já deixei mais definido o personagem principal e só marquei a cabeça dos outros personagens assim eu já tenho uma noção de espaço entre eles e se a apresentação vai ficar boa ou não, é bem mais fácil desenhar em partes do que desenhar um personagem inteiro e depois o outro isso da trabalho e você está se arriscado mais.




Veja que já neste outro exemplo eu desenhei os outros personagens, tudo ainda é um esboço bem claro feito com lápis F, este lápis é mágico quando tiver oportunidade compre um desses, mas, ele só serve para fazer esboços por ser muito claro e fácil de apagar.




Nesta terceira etapa continuamos com os esboços mas percebam que eu estou fazendo um personagem de cada vez, mas veja que eu estou esboçando um de cada vez, não estou me concentrando em detalhes e etc. Assim fica bem mais fácil.

Agora eu sai do personagem principal e parti para o outro personagem, veja tudo ainda é um esboço sem compromisso, é bem rápido fazer um desenho assim.

Pela ordem desenhei o outro personagem, como ele está segurando alguns objetos eu aproveitei para esboçar elas, é sempre bom pensar em objetos isso evita erros no futuro, por exemplo o personagem principal carrega um machado gigante, se você colocar ele a frente de todos o machado dele vai acabar tapando todos os outros personagens que estão atrás, neste caso seria melhor colocar o personagem principal no centro da imagem mas atrás de todos os outros personagens, afinal o machado dele já iria dar um grande destaque.


Perceba que eu coloquei o personagem maior atrás de todos os outros, é igual em foto as pessoas mais baixa na frente e as altas atrás.


Nesta parte eu paro de usar o lápis F e começo a atacar com a lapiseira com ponta B, isso para poder dar mais definição ao traço definitivo, ou seja aquele que vai ficar para a arte final, o esboço é só um guia, um guia de extrema importância, mas ele deve ser apagado no final das contas (pobre esboço T_T)

Neste momento eu me foquei em apenas dar definição ao corpo do personagem, perceba que ele está sem rouba e sem rosto ainda, esses são detalhes para mais tarde primeiro o que precisamos fazer é o corpo deles.

Um personagem de cada vez lembra ? A sim uma curiosidade nessa cena eu desenhei as luvas dele mas poxa eu acabei de dizer que não se deve desenhar detalhes e roupas e etc. Mas meu amigo(a) as luvas neste caso fazem parte da movimentação do personagem, veja que ele está calçando elas então é mais fácil já desenhar elas, então se por acaso a roupa, objeto ou acessório fazer parte da movimentação do personagem é mais fácil desenhar ela logo duma vez.
Um de cada vez, nada de tentar detalhar um personagem só tenha foco no desenho todo não em apenas um personagem ou detalhe.

Pronto todos eles estão com seus corpos definidos, ainda não estão finalizados mas olhe o primeiro desenho e olhe esse, uma grande evolução certo ? A detalhe importante, eu não usei a borracha em nenhum momento, não use borracha ela é sua inimiga, e agora não é o momento dela entrar em cena, cada material tem o seu momento de ser usado, é como uma peça de teatro onde cada um tem o seu papel e o seu momento de entrar no palco, primeiro foi o lápis f depois a lapiseira com ponta b.

Agora sim hora de fazer os rostos de cada um deles.

O rosto é a porta de saída de nossos sentimentos e personalidade, capriche neles, não digo em desenhar eles bem, mas em formular eles bem.
Mais um e pronto.

Pronto os quatro já tem seus rostos eles estão completos, e completamente nus... bem hora de colocar roupa neles.

Nesta parte você já pode criar os detalhes como brincos, pulseiras e todos os acessórios, mas lembre-se de... fazer um de cada vez XD.
Menos um pelado faltam dois, a sim esse tem ferramentas.
Falta um.

Ok o Zack só usa uma bermuda grande coisa, mas mesmo assim melhor se concentrar em uma etapa de cada vez, enfim terminamos então ?Claro que não, olha esses traços sujos e sem definição, você agora tem que apagar os esboços e arrumar os traços.


Veja que nessa parte eu aumentei a quantidade de detalhes de forma geral, coloquei um pouco de sombra e melhorei o traço deles, dando destaque para o Terb ( aquele que está agachado com as facas) eu melhorei as facas deles e coloquei mais detalhes nele também, esse é o momento em que você da uma geral no desenho.Pois daqui pra frente você vai finalizar o desenho.

Sai de cena nossa lapiseira e entra no palco a dupla pincel 00 e nankim, essa dupla é perigosa mas se você souber comandar ela seu desenho vai ganhar mais vida e vai ficar mais bonito, eu sei eu sei ainda não falei muito sobre arte final mas, não se preocupe logo vou fazer uma matéria falando sobre isso.
Veja que eu não fiz o Kizars e fui para o Zarck nessa parte, ou seja eu inverti a ordem de desenho por que eu fiz isso ?

É simples isso é uma regra de ouro da arte final, você sempre deve fazer da esquerda para direita(salvo se você for canhoto ai é o contrario) isso porque sua mão vai escorregar sobre o papel e se você fizer na ordem contraria você pode borrar tudo D: (a sim eu sei eu fiz o Tekies primeiro, eu quebrei a regra de ouro e quase perdi o desenho... serio eu também cometo erros poxa T_T).
Pela ordem o próximo seria o Terb então nankim nele.
Por último o Kizars.

Nenhum comentário:

Postar um comentário